Despertai-vos para Viver e Amar!



Ola queridos e amados Amigos da Cruz.

Nesse domingo começamos nosso Kairós, que tem o tema Despertai-vos para o caminho do Calvário. Esse foi uma inspiração profética de nosso fundador Ricardo Alexandre, para que todos os Amigos da Cruz possam bem viver o tempo que se aproxima, "A Quaresma", quaresma é o tempo vivido pela Igreja que nos pede maior conversão, Sim! conversão. Tempo de contemplarmos os últimos dias de Jesus como missionário do Pai, seus últimos ensinamentos, seus últimos milagres, e esperarmos sua Paixão, Morte e Ressureição Gloriosa, enfim, esse tempo nos leva a vida nova, assim como aconteceu com Cristo. É tempo de morrermos para os nossos pecados e renascermos Jovens novos e nada melhor do que um Kairós para experimentar-mos esse dom de Deus.

Kairós é uma palavra de origem grega, e seu significado mais correto é "O momento Oportuno" , "Momento Certo". Na teologia a palavra Kairós também é utilizado para dizer que é o "Tempo de Deus", portanto, o Momento Certo,o Tempo de Deus é agora Jovem, o momento mais oportuno para uma mudança uma transformação, o exato momento para querermos ser Jovens restaurados por Deus é agora!

O grupo começou diferente nesse domingo, fizemos uma divisão de dois grupos e cada um teria de fazer uma encenação do Evangelho de ontem (Mateus 6, 24-34/ preocupações exageradas). E foi muito legal, descobrimos verdadeiros atores e atrizes no Amigos da Cruz, já até pensamos em montar um ministério de teatro de tão bom que foram as peças de teatro, ficaram ótimas. Parabéns pessoal!!! Quem partilhou a Palavra de Deus para nós nesse primeiro encontro do Kairós, foi nosso querido irmão Oscar Lokão, com o tema "Despertai-vos para Viver e Amar", e foi uma bênção, ele contagiou os Amigos da Cruz, com aquele jeito todo muito loko de pregar, ele realmente Injetou o Amor de Deus em nossos corações e tenho certeza que com o Poder da Palavra de Deus, muitos Jovens saíram de lá renovados, e prontos para uma atitude de mudança, prontos para serem jovens missionários, pois, como o próprio Oscar disse: "Jovem evangeliza Jovem".

No fim dei um breve testemunho, e disse que, realmente a evangelização de um jovem faz efeito, lembrei que há uns anos atrás esse mesmo Oscar lokão, estava me evangelizando através de uma pregação. E concluímos dizendo a todos, que eles tem o poder de transformar a vida de muitos outros jovens.

Bom eu acho que é isso ai.....lembrando mais uma vez a todos que domingo que vem (06/03) teremos um encontro diferente, é domingo de Carnaval e teremos em toda a diocese os rebanhões de Carnaval, um em cada região, e nossa região (Utinga) terá rebanhão lá no salão paroquial da Igreja do Bonfim, começará no domingo de manhã e vai até na terça a tarde. Teremos missas, evangelizashows, pregações, muito louvor e adoração. E domingo á noite teremos o evangelizashow do ministério de musica Comunidade Chagas de Amor, então marcamos de todos os Amigos da Cruz irem para lá curtir essa bênção. Será maravilhoso e contamos com todos.

Nos vemos la na porta do salão paroquial as 19:30h do domingo.

Até mais...boa semana a todos.

Paz e Fogo


Vítor Hugo
Comunidade Católica Chagas de Amor
Ministério Jovem Amigos da Cruz

Olá, Amados! A Paz e o Amor do Crucificado,

Temos um convite especial, venham participar do Grupo de Jovens AMIGOS DA CRUZ todos os Domingos às 19h30 na nossa Casa de Oração e Missão São Pio que fica na Rua França, 468 - Pq. das Nações em Santo André!

Iniciaremos nesse Domingo o nosso KAIRÓS com o Tema: "Despertai para o caminho do Calvário"!

A cada semana vivenciaremos os mistérios da vida de Cristo e os mistérios da nossa própria vida em preparação para a Páscoa do Senhor e, nesse Domingo, teremos a presença do nosso querido irmão Oscar Lokão de SCS trazendo a poderosa Palavra de Deus a todos nós!

KAIRÓS: “DESPERTAI-VOS PARA O CAMINHO DO CALVÁRIO”

27/02: Despertai-vos para VIVER E AMAR. (OSCAR Lokão)
06/03: EVANGELIZASHOW com Comunidade Chagas de Amor na igreja do Bonfim.
13/03: Despertai-vos para a Santidade.
20/03: Despertai-vos para servir aos irmãos.
27/03: Despertai-vos para a ação do Espírito Santo em nós.
03/04: Despertai-vos para conversão de nossas vidas.
10/04: Despertai-vos para ouvir a minha voz.
17/04: Despertai-vos para a experiência do Calvário!
24/04: Despertai-vos para Ressurreição de Jesus

Maiores informações ligue: (11) 4996 2571 / 4996 1047
www.chagasdeamor.com

Ser santo é deixar-se amar por Deus


Papa dedica catequese a São João da Cruz


CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) - O caminho para a união mística com Deus não consiste tanto em "fazer", mas em "deixar-se fazer". Esta é a grande lição de São João da Cruz, cuja obra é um dos cumes da mística cristã de todos os tempos.

O Papa Bento XVI dedicou sua catequese de hoje, na audiência geral realizada na Sala Paulo VI, a este santo espanhol, em sua série dedicada aos doutores da Igreja.

Depois de falar sobre Santa Teresa de Jesus (2 de fevereiro) e São Pedro Canísio (9 de fevereiro), o Papa dedicou a sua intervenção de hoje a São João da Cruz, conhecido como "Doutor místico" e autor de obras místicas universais como "Subida ao Monte Carmelo", "Noite escura da alma", "Cântico Espiritual" e "Chama viva de amor".

No entanto, a vida de São João da Cruz, afirmou o Papa, "não era um ‘voar pelas nuvens místicas'; foi uma vida dura, muito prática e concreta, tanto como reformador da ordem, onde encontrou muitas oposições, quanto como superior provincial, ou na prisão dos seus irmãos na religião, onde foi exposto a insultos incríveis e agressões físicas".

"Foi uma vida dura, mas precisamente nos últimos meses na prisão, ele escreveu uma de suas obras mais belas", explicou.

O caminho com Cristo, prosseguiu o Papa, "não é um peso adicional à carga já bastante difícil da nossa vida; não é algo que tornaria ainda mais pesado este fardo, e sim algo completamente diferente, é uma luz, uma força que nos ajuda a carregar esse peso".

"Se um homem tem em si um grande amor, este amor quase lhe dá asas, e então suporta mais facilmente todos os aborrecimentos da vida, porque carrega dentro de si esta grande luz; esta é a fé: ser amado por Deus e deixar-se amar por Deus em Cristo Jesus."

"Esse deixar-se amar é a luz que nos ajuda a carregar o peso de cada dia. E a santidade não é obra nossa, muito difícil, mas é precisamente esta ‘abertura': abrir as janelas da nossa alma para que a luz de Deus possa entrar", sublinhou o Papa.

A cruz de São João

Este santo espanhol, contemporâneo e amigo espiritual de Santa Teresa de Jesus, colaborou com ela na reforma da Ordem do Carmelo, sofrendo por isso grandes privações e penalidades.

O Papa percorreu brevemente sua biografia, desde sua infância pobre e difícil até seu ingresso no Carmelo, sua ordenação sacerdotal e seu encontro com Teresa de Ávila, que transformaria o curso da sua vida.

"O jovem padre ficou fascinado pelas ideias de Teresa, chegando a se tornar um grande apoio para o projeto" de reforma do Carmelo, afirmou.

No entanto, "a adesão à reforma carmelita não foi fácil e custou a João inclusive graves sofrimentos. O episódio mais dramático foi, em 1577, sua captura e reclusão no convento dos Carmelitas da Antiga Observância de Toledo, devido a uma acusação injusta".

Depois de seis meses de prisão em duras condições, e de conseguir fugir repentinamente, São João foi destinado aos conventos de Andaluzia. Lá, em Úbeda (Jaén), faleceu dez anos mais tarde.

De suas quatro grandes obras místicas, o Papa destacou os ensinamentos do santo sobre o caminho de purificação que a alma deve percorrer até sua união mística com Deus.

Esta purificação "é proposta como um caminho que o homem empreende, em colaboração com a ação divina, para libertar a alma de todo apego ou afeto contrário à vontade de Deus".

"De acordo com João da Cruz, tudo o que existe, criado por Deus, é bom. Através das criaturas, podemos chegar à descoberta d'Aquele que deixou nelas seu selo", explicou.

No entanto, qualquer coisa criada "não é nada comparada com Deus e nada vale fora d'Ele; por conseguinte, para alcançar o amor perfeito de Deus, qualquer outro amor deve ser conformado, em Cristo, ao amor divino".

Por isso, esta "purificação, sublinhou Bento XVI, "não é mera ausência física de coisas ou de sua utilização; o que torna a alma pura e livre, na verdade, é eliminar toda a dependência desordenada das coisas. Tudo deve ser colocado em Deus como centro e fim da vida".

Neste sentido, acrescentou o Papa, este processo de purificação "exige esforço pessoal, mas o verdadeiro protagonista é Deus: tudo que o homem pode fazer é "dispor-se" para estar aberto à ação divina e não colocar obstáculos a ela".

O esforço humano, prosseguiu, "por si só é incapaz de chegar às raízes profundas das más inclinações e maus costumes da pessoa: pode freá-las, mas não desenraizá-las totalmente.".

"Para fazê-lo, é necessária a ação especial de Deus, que purifica radicalmente o espírito e o dispõe para a união de amor com Ele", afirmou o Pontífice. "Neste estado, a alma está sujeita a todo tipo de provas, como se estivesse em uma noite escura."

"Quando se alcança este objetivo, a alma mergulha na própria vida trinitária, de forma que São João diz que esta chega a amar a Deus com o mesmo amor com que Ele ama, porque a ama no Espírito Santo."

Limpando a sujeira


Ola queridos Amigos da Cruz!

O grupo desse domingo foi uma benção, o Senhor realizou maravilhas em nosso meio e o melhor, FALOU MUITO CONOSCO.

Tivemos a tal da dinamica dos olhos fechados, Meu DEUSSS....que medo de cair, mais foi muito bom!

Depois muita oração e louvor....e então tivemos a nossa querida irmã Silvia da Comunidade que nos trouxe a Palavras de Deus, e não só Palavras, veio tambem muitas curas, profecias e milagres.

Foi uma benção, no fim os irmãos tiveram a oportunidade de partilhar ou dar um testemunho.

A Thais deu um GRANDIOSISSIMO TESTEMUNHO DE AMOR, ao dizer que ouviu de sua mãe um "Eu te Amo". O Senhor faz os corações se transformarem.

O Elvis falou de sua mudança, e ATITUDE de busca pela santidade. O Senhor tem feito dele um Novo Jovem.

E o nosso irmão Thiago Martins, "o corintiano", rsrsrs...(brincadeirinha), ele nos falou de como Deus falou com ele durante o dia e tudo foi confirmado a noite no grupo de jovens Amigos da Cruz.

A direção dessa semana é: "Vamos limpar nossa sujeira interior, e nos tornar belos por dentro. Chega de viver de aparencias!"

Deus abençoe a todos.

Vitor Hugo
Comunidade Catolica Chagas de Amor
Ministério Jovem Amigos da Cruz

TPM Sim! e dai?


Identificar os sintomas é o primeiro passo para driblar os inconvenientes desse período. Um dia, você está feliz da vida e, de repente, uma besteirinha a leva a um colapso de nervos. Em seguida, uma fúria intensa... que só passa quando alguém conta um caso bobinho, e sem mais nem menos, você se desmancha em lágrimas, dignas do Oscar. O cabelo está terrível, parecendo palha, indomável... a pele, então, fica como de uma adolescente de novo, com várias espinhas, ou dá aquela manchadinha básica, sem contar que a calça que você vestia ontem parece que encolheu e custa para ser abotoada. Essa é a realidade mensal de boa parte das mulheres que sofrem de tensão pré-mestrual, mais conhecida como TPM, que provoca variadas modificações no organismo feminino e pode causar muitos transtornos se não tomarmos os devidos cuidados.

Muita gente acha que isso é manha de mulher, que é fingimento, porém, a literatura científica já comprovou que é fato: antes da menstruação, há alterações físicas, psíquicas e sociais que comprometem os relacionamentos e afetam a produtividade da mulher em sua família, escola e trabalho.

E você pode estar se perguntando o que esse tema está fazendo nesta coluna. Bem, eu respondo: muitas mulheres se martirizam e se culpam por sentirem os sintomas da TPM e não se permitem ser humanas, ou então, ignoram os sintomas como se eles não existissem – e muitas vezes, não compreendem por que tomaram esta ou aquela decisão com tanta raiva, ou por que gritaram com aquela pessoa, ou ainda, por que estão chorando em pleno horário de trabalho. Admitamos, somos mulheres, temos a nossa biologia, e não adianta fingir que nada está acontecendo. É preciso monitorar o nosso ciclo menstrual para estarmos atentas a esses sintomas e minimizá-los. Afinal, "como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos" (Sal 132, 1). E uma alteração biológica natural não deve ter o poder de desarmonizar a nossa convivência com os outros.

A tensão pré-menstrual aparece uma semana antes da menstruação, mas o ápice dela acontece um ou dois dias antes do primeiro dia do ciclo. Os sintomas nem sempre são os mesmos e a intensidade deles também varia, por isso toda mulher deve conhecer seu ciclo e marcar os prováveis dias de TPM no calendário. Assim, você tenta driblar as situações de estresse nesses dias, bem como se programa para tomar decisões fora desse período. E não é vergonha nenhuma você avisar às pessoas que não está no seu melhor dia. Afinal, ninguém é obrigado a adivinhar que não poderá brincar com você nesse período, porque estará uma pilha de nervos; e no seu trabalho, por exemplo, ficar chorando pelos cantos pode danificar a sua imagem; além do mais, uma decisão impensada pode render muita confusão depois. Lembre: não é possível que o mundo pare até que a sua TPM passe.

E os nossos companheiros na criação de Deus, os homens, precisam ser alertados sobre isso também. A rapaziada precisa ter paciência redobrada com suas esposas, noivas, namoradas, mães, filhas, irmãs e amigas nesse período. Deus nos fez como uma "ajuda adequada" a eles, então será bem bacana se compreenderem que, em alguns momentos, precisam se adequar às nossas limitações para uma boa convivência (cf. Gn 2, 7-18ss).

Ah, e cabe lembrar também que a TPM não é totalmente ruim, pois em algumas mulheres esse período traz novidades bacanas, como ideias mais criativas, melhor desempenho no trabalho, mais sensação de bem-estar. Enfim, independentemente dos sintomas, é importante que você conheça seu corpo para não ficar refém de suas alterações, de forma a viver em sociedade de forma sadia e feliz.

Mariella Silva de Oliveira
Jornalista e membro das universidades renovadas RCC

Um pouco da Igreja Catolica e as outras igrejas

http://www.youtube.com/watch?v=fv6Gc0kAqjU&feature=feedrec_grec_index

Amor: caminho e lei do cristão, explica Papa


Ao comentar o Sermão da Montanha


CIDADE DO VATICANO, domingo, 13 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) - Para Bento XVI, o amor é a palavra que resume a lei e o caminho do cristão.

Esta foi sua mensagem de hoje, ao rezar a oração mariana do Ângelus junto a milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Comentando a passagem evangélica deste domingo, sobre o Sermão da Montanha, o Pontífice recorda como Jesus explica a nova Lei que vem trazer ao mundo: "Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir".

"Mas em que consiste esta ‘plenitude' da Lei de Cristo e esta justiça ‘superior' que Ele exige?", perguntou-se o Papa.

"A novidade de Jesus consiste - respondeu -, essencialmente, no fato de que Ele mesmo ‘preenche' os mandamentos com o amor de Deus, com a força do Espírito Santo que habita n'Ele. E nós, pela fé em Cristo, podemos nos abrir à ação do Espírito Santo, que nos torna capazes de experimentar o amor divino."

"Por esta razão, todo preceito se torna verdadeiro como exigência de amor, e todos se reúnem em um mandamento único: ama a Deus com todo o coração e ama o teu próximo como a ti mesmo."

"O amor é a plenitude da lei", afirmou o Bispo de Roma, citando São Paulo (Romanos 13, 10).

"Diante desta exigência, por exemplo, o triste caso das quatro crianças ciganas que morreram na semana passada nos arredores desta cidade, em sua barraca queimada, exige que nos perguntemos se uma sociedade mais solidária e fraterna, mais coerente no amor, ou seja, mais cristã, não teria podido evitar essa tragédia", refletiu.

"E essa pergunta é válida para muitos outros eventos dolorosos, mais ou menos conhecidos, que ocorrem diariamente em nossas cidades e nossos países."

O Santo Padre concluiu explicando que "Jesus é o Filho de Deus que desceu do céu para nos levar ao céu, à altura de Deus, pelo caminho do amor. E mais ainda, Ele próprio é este caminho: tudo o que temos a fazer é segui-lo para viver a vontade de Deus e entrar no seu Reino, na vida eterna".


Fonte: Zenit

O Fascínio da Castidade



Muitas pessoas associam a palavra castidade à “privação”. Entretanto, a castidade é sem dúvida muito mais que a abstinência sexual – é vida em abundância. Em seu livro “Amor e Responsabilidade”, Papa João Paulo II afirma que “A castidade é o caminho certo para a felicidade”

Este caminho certo para a felicidade pode ser vivido em diferentes estados de vida. Todos nós batizados somos chamados a viver uma vida casta, seja pela continência dos solteiros, na vida celibatária ou através da castidade conjugal.

Devemos entender que a castidade é uma convicção pessoal. Não deve ser forçada ou imposta, nem mesmo levada pelos impulsos cegos do ser humano. É preciso ter consciência que somos templo do Espírito Santo e que a castidade é um grande exercício de santidade.
Como nos ensina a palavra de Deus e Catecismo da Igreja:

“Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza, que cada um de vós saiba possuir o seu corpo santa e honestamente, sem se deixar levar pelas paixões desregradas, como os pagãos que não conhecem a Deus… pois Deus, não nos chamou para a impureza, mas para a santidade” (1Tes 4,3).

“É também um dom de Deus, uma graça, um fruto da obra espiritual. O Espírito Santo concede o dom de imitar a pureza de Cristo” (Cat.§ 2345).

Por que então buscá-la? Vejamos os motivos:

A castidade aperfeiçoa o amor;
A castidade embeleza espiritual e fisicamente o ser humano;
A castidade une as pessoas de forma profunda e estável;
A castidade gera amor verdadeiro;
A castidade purifica o amor;
A castidade não danifica a saúde do ser humano;
A castidade leva ao conhecimento de Deus;
A castidade facilita um domínio real de si mesmo;
A castidade promove o auto conhecimento;

Deus nos chama à pureza das intenções, nisso consiste sua promessa, em realizar a vontade Dele em todas as coisas. Através da pureza do olhar, do falar, do agir, do pensar, enfim, dos pequenos gestos é que a castidade se revela em nós, e nos leva a Deus, como nos ensinou o Senhor Jesus:

“Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt5,8).

Tudo isso requer esforço, trabalho árduo, exige oração, confissão e comunhão, pois o domínio de si mesmo leva à doação ao outro, a um profundo respeito ao próximo, favorece o equilíbrio espiritual e pessoal do ser humano.

Ser casto é ser transparente, é revelar nossa mais pura essência!
Ser casto é não tolerar uma vida dupla nem a linguagem dupla!
Ser casto é saber evitar as ocasiões de pecado!
Ser casto é ser livre!

Peçamos a Deus essa graça!
Fiquem com Deus

Milena Parra
discipula da Comunidade Chagas de Amor
Contato: milenaramosparra@hotmail.com

Aprofundamento na PALAVRA


Venha participar Jovem de um dia de Espiritualidade e Intimidade com a palavra de Deus, juntamente com toda a Comunidade Chagas de Amor. Deixe que o Espírito Santo possa incendiar seu coração de amor por Aquele que tem palavras de Vida Eterna para a sua vida.

A Comunidade Chagas de Amor está promovendo o 1º Encontro de Espiritualidade para Jovens no DOMINGO DIA 13 DE FEVEREIRO, com o tema: “Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens palavras de vida eterna.” (João 6, 68)

LOCAL: Casa de Oração e Missão São Pio de Pietrelcina
Endereço: rua França, 468 – Pq das Nações / Santo André
Horário: dia 13/02 das 7:30hs as 18:00hs – HAVERÁ MISSA NO LOCAL
Inscrição: apenas R$ 15,00 (incluindo as refeições)

CLIQUE AQUI E PREENCHA SUA FICHA DE INSCRIÇÃO (http://www.chagasdeamor.com.br/formularios/fichas-jovens.htm)

O Encontro será ministrado pela Comunidade Católica Chagas de Amor, e contará com a presença de outros pregadores convidados. O encontro será limitado para um número de 25 participantes. Faça logo sua inscrição.

Informações: (11) 4996-2571 ou www.chagasdeamor.com
Siga-nos no Twitter @chagasjovem
REALIZAÇÃO: MINISTÉRIO JOVEM AMIGOS DA CRUZ

Em Santidade

Nova musica do Ministerio Adoração e Vida

Linda!!! Tremenda!!! Maravilhosa!!!

Cliquem no titulo e ouçãm!!!

http://www.youtube.com/watch?v=hT9hyFUsFT4

A historia de Santa Bakhita


Santa irmã morena, como era conhecida, nasceu no Sudão, em 1869. Santa Josefina, como muitos naquele tempo, viveu a dureza da escravidão. Bakhita, que significa "afortunada", não foi o nome dado a ela pelos pais, mas por uma das pessoas que, certa vez, a comprou.

Por intermédio de um cônsul italiano que a comprou, ela foi entregue a uma família amiga deste de Veneza. Ali, ela tornou-se amiga e também babá da filha mais nova deles que estava nascendo.

Em meio aos sofrimentos e a uma memória toda marcada pela dor e pelos medos, ela foi visitada pelo amor de Deus. Porque essa família de Veneza teve de voltar para a África, em vista de negócios, tanto a filha pequena quanto a babá foram entregues aos cuidados de irmãs religiosas de Santa Madalena de Canossa. Ali, Santa Bakhita conheceu o Evangelho; conhecendo a pessoa de Jesus, foi se apaixonando cada vez mais por Ele.

Com 21 anos, recebeu a graça do sacramento do batismo. Livremente, ela O acolheu e foi crescendo na vida de oração, experimentando o amor de Deus e se abrindo à ação do Espírito Santo.

Quando aqueles amigos voltaram para pegar Bakhita e a criança, foi o momento em que ela expressou o seu desejo de permanecer no local, porque queria ser religiosa. Passado o tempo de formação, recebeu a graça de ser acolhida como religiosa. Isso foi sinal de Deus para as irmãs e para o povo que rodeava aquela região.

Santa Josefina Bakhita, sempre com o sorriso nos lábios, foi uma mulher de trabalho. Exerceu várias atividades na congregação. Como porteira e bordadeira, ela serviu a Deus por intermédio dos irmãos. Carinhosamente, ela chamava a Deus como seu patrão, “o meu Patrão”, ela dizia.

Conhecida por muitos pela alegria e pela paz que comunicava, ela, com o passar dos anos, foi acometida por uma grave enfermidade. Sofreu por muito tempo, mas na sua devoção a Santíssima Virgem, na sua vida de oração, sacramental, de entrega total ao Senhor, ela pôde se deixar trabalhar por Deus, seu verdadeiro libertador. Ela partiu para a glória e foi canonizada pelo Papa João Paulo II no ano 2000.

Santa Bakhita, rogai por nós!

Atriz Myriam Rios fala de sua castidade e vida missionaria


Sucesso na primeira versão de "Ti-ti-ti" como Gabriela, Myrian Rios não assiste ao remake escrito por Maria Adelaide Amaral para o horário das 19h da Globo. Depois de se tornar missionária da Comunidade Católica Canção Nova, a atriz, de 52 anos, garante ligar a TV apenas para acompanhar telejornais e programas educativos. Conferir como a jovem Carolina Oliveira está se saindo no papel que ela viveu em 1985, nem pensar.

- Sou missionária há nove anos e não assisto mais às novelas. É um tipo de entretenimento muito vulgar, sem profundidade, que foi ficando sem conteúdo - critica Myrian.

Apresentadora do programa "Porta a porta", semanal que divulga produtos religiosos no canal Canção Nova (disponível para quem tem parabólica), a atriz tampouco pretende rever o seu trabalho em "O clone", a última novela da qual participou, agora em reprise no "Vale a pena ver de novo", na Globo. A deputada estadual recém-eleita no Rio pelo PDT considera os folhetins atuais muito mais apelativos do que os produzidos no passado.

Veja Myrian Rios na versão original de Ti-ti-ti
- O Roberto Talma (diretor de núcleo da Globo) veio me perguntar se eu tinha abandonado a carreira. Eu abandonei essa coisa descartável. Mas posso fazer uma novela, por exemplo, educativa, com uma mensagem. O importante é ter um conteúdo que acrescente - diz Myrian, para afirmar em seguida: - Eu não sou ex-atriz, não existe essa coisa de ex.

Nascida em Belo Horizonte, ela estreou em novelas em "O feijão e o sonho", de 1976, depois de ter sido descoberta num concurso de talentos na TV Globo. Atuou em mais de dez produções, como "Marron glacé" (1979), "Coração alado" (1980) e "Bambolê" (1987). Nesta última, interpretou Ana Galhardo, a protagonista da trama.

" Não é porque sou vegetariana há 30 anos que os meus filhos precisam ser. Mas procuro educá-los para serem íntegros e tementes a Deus. Não sei se eles vão seguir a castidade, como eu"

--------------------------------------------------------------------------------
- Tenho orgulho da minha carreira. Amei fazer "Marron glacê", do Cassiano Gabus Mendes. E, depois, ainda fiz com ele "Ti-ti-ti" - lembra.

Hoje, Myrian tem outras prioridades. Contratada do Canção Nova desde 2003, ela quer tocar mais um projeto para a TV como apresentadora. Em seu site oficial, se descreve como "Missionária católica, mãe, filha, irmã, amiga, atriz, uma mulher de fé".

- Sempre fui de família católica, mas não existe falar que sou convertida. A minha conversão como missionária é diária. Quero ser melhor do que fui ontem. Busco minha santidade diariamente. No dia a dia a gente acaba se magoando e criando um coração mais duro. Vamos perdoar, procurar reconciliar - sugere a atriz, enquanto toma uma água de coco, num quiosque da Lagoa Rodrigo de Freitas.

O lugar foi escolhido por ela para o encontro com a Revista da TV. Mas Myrian não parece à vontade enquanto posa para as fotos. Já durante a entrevista, é franca. Até para falar sobre a importância do sexo em sua vida.

- O fato de ter me tornado missionária mudou muita coisa. Eu vivo em castidade há nove anos - revela a atriz. - Hoje posso namorar, mas seria um namoro santo. Relação sexual só depois de casada - explica Myrian, atualmente solteira.

Ela defende que a "mulher precisa se preservar para se amar e valorizar".

- Não é através do relacionamento sexual que você conhece a outra pessoa. E, sim, conversando. Pela maneira como um homem te beija e te abraça você também pode conhecê-lo melhor - acredita.

Ex-mulher de Roberto Carlos, com quem viveu por 12 anos, Myrian sempre cita o músico de forma carinhosa. Ela evita entrar em detalhes sobre a relação dos dois. Mas dá sinais de que são bons amigos, por exemplo, ao declarar que o cantor votou nela nas últimas eleições:

- Imagina se o Roberto não iria votar em mim...

O contato de Myrian com a política começou quando ela tornou-se amiga da primeira-dama do Estado, Adriana Ancelmo Cabral, há quatro anos:

- Nossos filhos estudam juntos e nos aproximamos. Adriana me levou para Bangu, para conhecer o presídio de menores infratores. Como missionária, o que poderia fazer era rezar. Passei um ano indo lá para pregar a palavra de Deus.

A atriz perdeu as contas dos pedidos de ajuda que recebeu no presídio. E decidiu que poderia atuar de uma outra forma se estivesse na política.

- No início eu fiquei muito desmotivada. Você ouve tanta coisa. A minha bandeira política é a educação com qualidade, uma escola em tempo integral. Quero resgatar o projeto do Professor Darcy Ribeiro. Foi só por isso que aceitei o desafio. Posso ser missionária e deputada - frisa.

Mãe de Edmar Filho, de 14 anos, do casamento com o cirurgião Edmar da Fontoura Lopes Neto, e de Pedro Arthur, de 9, da relação com o ator André Gonçalves, Myrian diz ter um papo aberto com os filhos em casa:

- Não é porque sou vegetariana há 30 anos que eles precisam ser. Mas procuro educar os meus filhos para serem homens íntegros e tementes a Deus. Não sei se eles vão seguir a castidade, como eu. Mas digo que a mulher não pode ser usada como uma coisa descartável, só para ficar. Eu já converso com eles até sobre aborto.

Apesar de orientar, Myrian garante dar certas liberdades aos filhos.

- Lá em casa não é uma ditadura. Eu prefiro que o Pedro não veja novela. Mas ele gosta de assistir ao pai na televisão - conta.

A atriz diz que o caçula quer ser ator. E não se mostra contra os planos do filho:

- Pedro decidiu que quer ser artista. Ele faz aula de teatro e de hip hop. Está no sangue. Quando o André chama o Pedro para ir ao Maracanã, é o Edmar quem vai. Pedro quer é visitar o Projac.

A relação com os ex, garante Myrian, é a mais cordial possível:

- Os meus dois filhos têm pais presentes.

FONTE: O GLOBO

Papa celebra Dia Mundial da Vida Consagrada


Nesta quarta-feira, 2, o Papa Bento XVI presidirá a celebração das Vésperas com os membros dos Institutos de Vida Consagrada e da Sociedade de Vida Apostólica, na festa da Apresentação do Senhor e XV Dia Mundial da Vida Consagrada. A celebração acontecerá na Basílica Vaticana, às 17h30 (no horário de Roma, 14h30 em Brasília).

“Um mistério simples e solene”, assim Bento XVI define a Apresentação do pequeno Jesus ao Templo de Jerusalém, comemorado 40 dias depois da celebração do Natal. Este é um momento particular da vida da Sagrada Família e um evento que resguarda a humanidade inteira, pois Jesus é apresentado como o “mediador que une Deus e o homem, abolindo as distâncias, eliminando cada divisão e derrubando cada muro de separação”, explica o Papa.

O Santo Padre salienta que Jesus “inicia, ainda Menino, sua caminhada sobre a via da obediência, que percorrerá até o fim”, e destaca Maria como a primeira pessoa associada ao Senhor sobre o caminho da obediência.

“Levando o Filho a Jerusalém, a Virgem Maria o oferece a Deus como verdadeiro Cordeiro que tira os pecados do mundo, o apresenta a todos como luz para o caminho seguro sob a via da verdade e do amor”, disse Bento XVI durante a Missa do Dia Mundial da Vida Consagrada em 2006.

Justamente a obediência de Jesus e Maria, salienta o Pontífice, são um modelo a ser seguido para os consagrados, chamados a servir Deus e fazer resplandecer a Sua luz na Igreja e no mundo.

“Como, de fato, a vida de Jesus, na sua obediência e dedicação ao Pai, é parábola vivida do 'Deus conosco', assim, na concreta dedicação das pessoas consagradas a Deus, os irmãos tornam-se sinal eloquente da presença do Reino de Deus para o mundo de hoje”, afirmou o Papa durante a mesma comemoração em 2006.

Bento XVI salienta também que esta entrega a Cristo e a Igreja é um anúncio forte e claro da presença de Deus numa linguagem compreensível nestes tempos.

Os consagrados, segundo o Santo Padre, são sentinelas que percebem e anunciam a vida nova já presente na nossa história. Bento XVI destaca que o encorajamento daqueles que responderam sem reversas ao chamado de Deus não deve ser desestimulado mesmo diante das inevitáveis dificuldades da vida e muitos desafios dos tempos modernos.

“Com os seus exemplos, proclamam num mundo muitas vezes confuso, mas na realidade sempre mais em busca de um sentido, que Deus é o Senhor da existência. Escolhendo a obediência, a pobreza e a castidade para o Reino dos Céus, mostrando que todo apego e amor as coisas e as pessoas é incapaz de saciar definitivamente o coração; que a existência terrena é um período mais ou menos longo para o encontro 'face a face' com o Esposo divino, empenhados a viver com o coração sempre vigilante para estarem prontos a reconhecê-lo e acolhe-lo quando Ele vir”, enfatizou o Pontífice na celebração das Vésperas em 2007.

Para Bento XVI a pessoa consagrada representa uma ponte que leva Deus a todos, e por isso é preciso agradecer a Deus por esse inestimável dom.

“Se esses não existissem, quão mais pobre seria o mundo! Além de todas as avaliações superficiais da sua utilidade, a vida consagrada é importante justamente por ser sinal de gratuidade e amor, principalmente numa sociedade que tende a ser sufocada no turbilhão do efêmero e do lucro. A vida consagrada, em vez, testemunha a suberabundância de amor que impulsiona a perder a própria vida, como resposta a esse imenso Amor do Senhor, que por primeiro perdeu a sua vida por nós”, destacou Bento XVI nas Vésperas de 2010.

Fonte: Portal Cancao Nova