
Amados irmãos e irmãs quero partilhar com você sobre o tema: “OBEDIÊNCIA!”
Entretanto, quando falamos sobre OBEDIÊNCIA CRISTA, tratamos de um daqueles assuntos, que todos acham que sabem de mais e não precisam aprender. Um assunto que todos julgam primário e que não precisam escutar de novo.
A OBEDIÊNCIA CRISTÃ é um assunto que desperta as dúvidas e indagações dos ouvintes, e que todos acabam querendo colocar o seu ponto de vista, a sua maneira de enxergar a obediência. E até mesmo, ousam criar a sua forma de obedecer e viver a OBEDIÊNCIA.
Para evitarmos cair nestas armadilhas, peçamos ao Espírito Santo, que através das sagradas escrituras e do sagrado magistério da igreja, nos revele a verdade, e nos liberte destes grilhões e correntes em relação à obediência.
Podemos dizer que é relativamente simples descobrir a natureza e a origem da obediência cristã. Para isto basta considerar que a Escritura define Jesus como o “OBEDIENTE”. (Fl 2, 5 -11.)
O filho de Deus orou no Getsêmani, fazendo da obediência a sua oração:
“Que não se faça a minha vontade mas a Tua vontade.” (Lucas 22, 42)
Jesus fez da obediência é seu alimento.
“Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e cumprir a sua obra!” (João 4,34)
O Cordeiro de Deus, fez da obediência a sua missão:
“Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” (João 6,38)
Nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo, fez da obediência a sua segurança e sua forma de agradar ao Pai:
“Aquele que me enviou está comigo, ele não me deixou sozinho, porque falo sempre o que é do seu agrado.” (João 8,29)
Diante dos testemunhos dos evangelhos sobre Jesus, podemos afirmar:
* Não é uma IDÉIA, mas um ATO de OBEDIÊNCIA;
* Não é um PRINCÍPIO (o inferior deve estar sujeito ao superior), mas um ACONTECIMENTO;
* Não está fundamentada em uma ORDEM NATURAL CONSTITUÍDA, mas o próprio Cristo fundamenta com sua vida e seu testemunho uma nova ordem de OBEDIÊNCIA;
* Não obediência não se encontra na RAZÃO, mas na FÉ e na REVELAÇÃO;
Amados, para aprendermos o que é a obediência precisamos entender que no Novo Testamento Jesus Cristo não é apenas um MODELO de obediência, mas o próprio FUNDAMENTO da obediência.
Aleluia! Jesus é o fundamento da obediência. Contudo para a glória do nome de Jesus, temos um modelo: Maria!
Pois, se buscarmos também na etimologia a origem da palavra “Obeceder”, vamos aprender, que esta palavra vem do latim “Ob Audire”, e significa “entender com o coração”.
Podemos afirmar então que Maria viveu com toda a força essa palavra. Pois a sagrada escritura nos afirma no evangelho de São Lucas, que Maria “… guardava todas as coisas no seu coração.” (Lucas 2, 52)
Percebamos também que a raiz em latim do verbo Obedecer é “audire”, que significa ouvir. Desde o momento da concepção Maria aprendeu a “ouvir” (audire), e a “obedecer” (ob audire). A Virgem Maria procurava “ouvir e entender com o coração” para assim OBEDECER e fazer a vontade de Deus.
Amado de Deus! Maria não sabia dos procedimentos práticos do processo de tudo aquilo que o anjo lhe falou. Não sabia como tudo se daria. Não procurou saber dos detalhes e pormenores. Maria não questionou o anjo. Pois, quando perguntou algo, não perguntou para questionar, mas para saber como melhor servir aos planos de Deus. Pois ela sabia que a obediência a Deus é o caminho da sua felicidade.
Aleluia! Glória a Deus, meu irmãos! Maria, como seu filho, fez da santa OBEDIÊNCIA a sua oração, seu alimento, sua missão e sua forma de agradar a Deus.
Como diz Santo Irineu: “… obedecendo, se fez causa de salvação tanto para si como para todo o gênero humano”. Do mesmo modo, não poucos antigos Padres dizem com ele: “O nó da desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de Maria; o que a virgem Eva ligou pela incredulidade a virgem Maria desligou pela fé”. Comparando Maria com Eva, chamam Maria de “mãe dos viventes” e com freqüência afirmam: “Veio a morte por Eva e a vida por Maria”. (CIC§494)
Se cristo é o fundamento da obediência, e Maria seu modelo. A desobediencia é algo próprio de Satanás. Quando somos insubmissos, desobedientes, estamos abrindo mão de servir a Deus e colocando nossos talentos a serviço do inimigo. Espelhemo-nos na docilidade de Maria para podermos servir melhor a Deus. Assim fizeram os grandes santos da Igreja. Maria é o melhor modelo humano de obediência. Ela deve ser para nós um espelho. Óbvio que Jesus foi a Suma Obediência. Mas Maria carrega a qualidade de como nós, carne e osso, e ainda assim, ser obediente. Maria por ser obediente, tornou-se terrível ao inferno, tornemo-nos também terríveis ao inferno, imitando Maria que “entendia com o coração!”
Para São Francisco a desobediência é apropriar-se da própria vontade. Como fez Adão. São Francisco diz que somente desobedece a Deus aquele que apropria-se da sua vontade. Por isso Cristo é chamado “o obediente”, como nos lemos na Carta aos Filipenses:
“Sendo ele de condição divina, não prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens.”
A palavra aniquilou-se vem do termo grego “ekenosen” que significa “desapropriar da sua vontade, esvaziar-se”. Uma obediência que abrange toda a sua vida, pois tornou-se obediente até a morte, e morte de Cruz.
Maria aniquilou-se, esvaziou-se de si mesmo, desapropriou da própria vontade para se cumprir na sua vida a vontade do Pai e a Salvação do Mundo.
Imitemos a Virgem Maria, modelo de obediência para nós Cristãos filhos de Deus!
DEIXE SEU COMENTÁRIO – vamos partilhar sobre a obediência de Maria.
Fraternalmente no amor do crucificado
Ricardo Alexandre – servo fundador da Comunidade Chagas de Amor
Nenhum comentário:
Postar um comentário